segunda-feira, 25 de abril de 2011

iPhone 4 Tracker GPS



A Apple lançou uma nova "funcionalidade" para o iPhone 4 (com sistema operativo iOS 4) que permite que o dispositivo armazene constantemente num ficheiro (“consolidated.db”) a localização do utilizador, guardando as coordenadas GPS (latitude e longitude) e a data/hora (timestamp). Esta seria uma boa notícia caso o iPhone 4 fosse um equipamento de tracking GPS/GPRS ou até se os utilizadores dos iPhones soubessem, mas o problema é que esta informação é armazenada sem autorização dos utilizadores e é descarregada para os computadores sempre que estes fazem um backup ou sincronizam informação.

Esta informação não é recente, mas só agora foi publicitada de forma alarmante e viral pelo Alasdair Allan e pelo Pete Warden que publicaram num site todos os passos para que as pessoas possam aceder e visualizar em mapa toda esta informação com a aplicação iPhoneTracker.

Enquanto uns se estão a borrifar para esta notícia (até porque lá no fundo sabem que o iPhone 4 está sempre sem sinal de rede e como tal, nem as funcionalidades AGPS dos iPhones funcionam correctamente (sempre que o sinal dos satélites esteja fraco), logo será muito raro registarem as coordenadas dos seus movimentos), outros estão “aterrorizados” porque será possível descobrir o que fizeram no Verão passado (literalmente), no Natal passado e no fim-de-semana passado, etc.

Enquanto não descobrimos qual a razão oficial para que os iPhones guardem toda esta informação confidencial, eu tenho algumas sugestões que podem tirar partido destes dados em prol dos utilizadores:

GPS Tracking:
Tal como já fui explicando, a informação que os iPhones guardam pode ser utilizada para visualizar informação geográfica dos locais visitados pelos utilizadores quer estes tenham andado a pé, de bicicleta, de carro, de avião, etc., armazenando essas viagens para mais tarde recordar ou até para analisar as distâncias percorridas, velocidades, etc. Como esta funcionalidade é muito utilizada para a gestão de frotas e nem sempre os funcionários das empresas vêm a instalação destes dispositivos nas suas viaturas com bons olhos, os empresários poderão oferecer aos seus utilizadores um iPhone 4, que para além de ser uma “oferta” melhor aceite, servirá o objectivo principal – espiar os seus funcionários para avaliar por andam as suas viaturas.

Detective Privado:
Se suspeitam que o vosso companheiro(a), marido, esposa, amante, ou amigo vos anda a trair e ele(a) possui um iPhone 4, poderão facilmente analisar por onde andou naquele dia em que desapareceu misteriosamente e vos deu uma desculpa esfarrapada a explicar onde tinha ido (sem recorrerem aos serviços de um qualquer detective privado). Poderão “facilmente” analisar a informação geográfica gerada pelos seus telefones e dessa forma obter as primeiras pistas que vos levem a descobrir que de facto vos andam a trair, ou simplesmente obter pistas que vos levem a descobrir que desconfiaram de uma pessoa fiel. Uma coisa é certa, independente do resultado que venham a ter com este esquema, o resultado será o mesmo – romper a relação. Para além de descobrirem se vos andam a trair, poderão até descobrir com quem vos andam a trair, supondo que o fazem com o vosso melhor amigo (ou amiga). Para isso, bastará que essa pessoa tenha também um iPhone 4 e tenham acesso à informação geográfica dessa pessoa. Se ao cruzarem a informação dos dois equipamentos encontrarem muitas vezes os iPhones 4 juntos em locais/momentos quando vocês não estiveram presentes, isto será um mau sinal para a vossa relação com o(a) companheiro(a) e com o amigo(a) (a juntar ao mau sinal da antena dos equipamentos referidos).

Sites de encontros:
Se a informação geográfica dos iPhones serve para romper relações, não desesperem, porque também pode servir para criar relações. As empresas que têm serviços online de marcações de encontros, poderão utilizar a informação GPS registada nos iPhones dos utilizadores para descobrirem padrões entre duas pessoas e dessa forma descobrirem se partilham dos mesmos gostos e se são compatíveis. Para isso, estes sites poderão disponibilizar uma funcionalidade que permita aos seus utilizadores enviarem o ficheiro “consolidated.db” para que este seja analisado e comparado com outros ficheiros que lá existam e dessa forma tentar juntar pessoas que costumem ir ao cinema no mesmo local, que costumem visitar o mesmo centro comercial, vivam próximos, visitem as mesmas lojas, etc.. O mais provável é que os utilizadores descubram que o perfil perfeito para eles tenha o mesmo sexo, mas afinal de contas já é do conhecimento público que a maioria dos utilizadores dos produtos Apple seja gay…

Descobrir pessoas desaparecidas:
Esta informação geográfica poderá ainda ser utilizada sempre que o utilizador de um iPhone 4 seja dado como desaparecido. As autoridades poderão analisar o computador dessa pessoa e tentar descobrir quais foram os passos dados antes do desaparecimento e dessa forma encontrar novas testemunhas e até encontrar locais visitados que tenham videovigilância para descobrir um potencial raptor.

Poderão encontrar mais informação sobre esta “funcionalidade” e sobre o iPhoneTracker neste site.

Sem comentários: