domingo, 6 de setembro de 2009

Dinamarca 1-1 Portugal


Portugal jogou ontem frente à Dinamarca um dos dois decisivos jogos de apuramento para o campeonato do mundo de futebol de 2010. O resultado, à primeira vista, foi um empate a um golo, mas eu acho que existiram resultados diferentes nos diferentes níveis:

  • Nível para a FIFA – o resultado oficial para as estatísticas da FIFA foi efectivamente um empate, já que, tanto a Dinamarca como Portugal introduziram a bola uma vez na baliza adversária.
  • Nível psicológico – o resultado psicológico inclinou-se a favor da Dinamarca já que conseguiram derrotar a selecção portuguesa de futebol com as provocações lançadas antes do jogo. Essas provocações incluíram ameaças ao Cristiano Ronaldo, insinuações de que Portugal tinha ido comprar mais um jogador brasileiro (o Liédson), etc.
  • Nível futebolístico – o resultado a nível futebolístico foi a favor da selecção Portuguesa, já que jogaram um pouco melhor do que a selecção da Dinamarca, sendo que na primeira parte a diferença entre as duas equipas foi maior. Na segunda parte, e devido à vantagem psicológica do adversário, o Carlos Queiroz foi “obrigado” a meter o Liédson em jogo, tendo alterado o esquema que até ao momento estava a proporcionar melhor futebol.
  • Nível de eficácia – neste tema, a Dinamarca foi muito mais eficaz, tendo feito um golo com um menor número de oportunidades criadas.
  • Nível de parvoíce – ao nível da parvoíce penso que o justo vencedor foi o comentador da TVI.
  • Nível artístico – O resultado na performance artística pendeu para o Pepe pelas suas representações teatrais no momento da simulação de algumas faltas durante o encontro. Nem o Cristiano Ronaldo lhe conseguiu chegar aos calcanhares desta vez.

Resta-me informar os portugueses que, mais uma vez, estaremos todos a fazer contas para ver se conseguimos ser qualificados ou não para o Mundial. Não percebi ainda porque é que os jogadores portugueses não começam por ganhar todos os jogos que aparecem logo no início da qualificação, evitando estas contas, já que como toda a gente sabe, a matemática não é de certeza o forte deles.

1 comentário:

Rui Martins disse...

ah ah ah

muito bom, curti o nível de parvoíce xD