domingo, 6 de setembro de 2009

TVI e o Jornal Nacional de 6ª



Esta semana existiu alguma polémica sobre o cancelamento do “Jornal Nacional de 6ª” da TVI que era “apresentado” pela Manuela Moura Guedes. Como até ao momento ninguém deu ainda razões válidas para esta decisão e como eu conheço essas razões, decidi divulgar aqui para que as pessoas fiquem bem informadas de uma vez por todas:
  1. A TVI queria ter um telejornal também à sexta-feira, já que o que tinham, não era um jornal de primeira categoria, nem de segunda categoria, mas era um jornal de sexta.
  2. A TVI queria ter uma jornalista a apresentar o jornal de sexta-feira e não a Manuela Moura Guedes.
  3. Os telespectadores tinham deixado de ver o jornal nacional à sexta-feira e com esta decisão, logo no primeiro jornal nacional, a TVI conseguiu bater todos os recordes de audiências desse dia.
  4. Existiram pressões para encerramento do Jornal Nacional de Sexta por parte da oposição de José Sócrates, retirando-lhe assim a hipótese de se defender dos ataques da Manuela Moura Guedes, evitando que ele se vitimize e ganhe mais votos.

Apesar da decisão da TVI de cancelar este formato de telejornal, na minha opinião continua tudo na mesma:

  • Colocaram como apresentadora uma aprendiz da Manuela Moura Guedes que aprendeu com ela e através de cursos intensivos como falar, agir e “apresentar” os jornais.
  • As reportagens continuam a ter as mesmas parvoíces e o mesmo “rigor” jornalístico de sempre, com a diferença que, agora, a Manuela Moura Guedes aparece nas reportagens e não na apresentação.
  • O José Sócrates contínua a ser atacado pela Manuela Moura Guedes.
  • Eu continuo a ver telejornais noutros canais.

Sem comentários: