quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sugestões de Natal



Está a chegar o Natal e toda a gente anda à procura de todo o tipo de sugestões para esta quadra, sejam elas de receitas ou de presentes. Tudo serve para impressionar os familiares e amigos. Foi a pensar nisso que reuni algumas ideias inovadoras que vão fazer toda a diferença este Natal (ou então vão deixar de ter familiares e amigos…ainda não sei bem qual o desfecho, mas convém testar para descobrirem). Aqui vão então as sugestões:

Culinária
  • Entradas - Para entradas, sugiro que preparem uns pães com Tulicreme e os coloquem em travessas e para beber sugiro sumo de ananás. Para prepararem estas entradas, dirijam-se a uma padaria, comprem um pão por cada convidado esperado e de passagem passem num minimercado e comprem um pacote de Tulicreme e um pack de 6 garrafas de litro e meio de Sumol de ananás (verifiquem a data de validade dos pães, do Tulicreme e do sumo). Uma vez comprados os ingredientes, peguem numa faca, de preferência limpa e que corte, abram os pães e barrem Tulicreme quanto baste. Para prepararem o sumo, basta colocar os copos vazios na mesa, agitar bem a garrafa e esperar que alguém a abra e o sumo saia disparado e acerte nos copos. Mesmo que não acertem nos copos, é sempre bonito de se ver o sumo a chegar ao tecto.
  • Prato principal - Nesta ceia de Natal, fujam à rotina, impressionem os vossos convidados e amigos com um primeiro prato especial, fácil de preparar e ao mesmo tempo saudável: batatas fritas com ovos estrelados. Descasquem 3 a 4 batatas por pessoa, lavem-nas com água. De seguida cortem-nas às rodelas e fritem-nas em óleo numa fritadeira. Uma vez fritas todas as batatas, utilizem a mesma fritadeira para estrelar os ovos. Esta inovação, inventada por mim, deixa os ovos com aspecto de bolinhos de bacalhau mas sem batata, sem bacalhau e sem salsa. Temperem a comida com sal suficiente para não ficar insossa. Acompanhem a refeição com um bom vinho de mesa, não interessa a marca, desde que fique na mesa ao alcance das pessoas, serve perfeitamente. Para os miúdos, água sem gás à temperatura natural para não beberem sumo todos os dias do ano.
  • Segundo prato – Para aqueles que queiram segundo prato, e caso tenham sobrado batatas fritas e ovos estrelados do primeiro prato, poderão repetir.
  • Sobremesa – Para sobremesa, recomendo folar e umas tradicionais bolas de Berlim.
  • Café – Em lugar de oferecerem café aos vossos convidados, ofereçam-lhes Mokambo, que é muito mais fácil de preparar e mais barato. Basta abrirem a torneira da água quente e irem enchendo as chávenas previamente preparadas com uma colher de Mokambo e uma de açúcar.

Presentes

  • Amêndoas – As amêndoas, como são difíceis de encontrar nesta altura, serão um presente especial e bastante valorizado pelos vossos familiares e amigos.
  • Moradias – Uma moradia, com 5 ou 6 assoalhadas, poderá ser uma boa sugestão para presente de Natal, já que podem ser encontradas a bom preço hoje em dia. Têm apenas o inconveniente de não existirem meias suficientemente grandes para as colocarem. Mas podem sempre colocar uma foto ou a chave da casa.
  • Lista de prendas – A prenda ideal para aqueles familiares ricos será uma lista com as prendas que vocês gostariam de receber no Natal. No caso de terem mais do que um familiar rico, evitem repetir prendas nas listas deles para que estes não se zanguem para ver quem é que oferece o quê.
  • Bacalhau – Como não pode faltar o bacalhau no Natal, ofereçam uma posta de bacalhau aos vossos amigos e familiares. Dessa forma eles não se poderão queixar de que na vossa festa de Natal não existiu bacalhau. Não se esqueçam que convém ser bacalhau graúdo e demolhado.
  • Lenha – Uma boa sugestão de prenda será sempre uma boa acha de madeira, ideal para aquecer o ambiente e torná-lo mais acolhedor, até porque as meias costumam ser penduradas junto à lareira, e assim, a lenha fica mesmo ali à mão.

Outras sugestões (algumas delas ecológicas…)

  • Árvore de Natal – Aqueles que prefiram a tradicional comida de Natal (bacalhau com batatas cozidas e couves, vinho tinto e bolo-rei) em detrimento das minhas sugestões de culinária, enfeitem a vossa mesa tal como na imagem da árvore de Natal que criei para vocês. Desta forma, evitam o abate de árvores reais ou a compra de artificiais e ficam com uma árvore de Natal comestível.
  • Embrulhos – As pessoas que têm péssimo gosto, não peçam para embrulharem os vossos presentes porque o embrulho será de certeza melhor do que a própria prenda. Os outros, podem sempre embrulhar com papéis que tenham em casa e que não precisem, como o caso de jornais, folhetos dos hipermercados, facturas, entre outros.
  • Vestuário – Em lugar de se vestirem de vermelho ou de pais natais, vistam outros trajes de carnaval, como por exemplo, Batman, Popota, Picachú, etc..
  • Correios – Não enviem prendas por correio, porque elas apenas chegarão ao destino no Verão, e tudo devido às greves dos CTT.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande idéia da árvore. Acho que adotarei a sugestão, modificando apenas o tronco da árvore para um peixe mais barato, pois aqui o bacalhau é muito caro.
iauahuaiaiuaha.