segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A nova estratégia da TAP



É comum ouvirmos por estes dias nas notícias os problemas que a TAP tem enfrentado. Avarias nos aviões, cancelamentos e atrasos nos voos, greves, etc. Mas isto está prestes a terminar já que o Ainda Pior Blog definiu uma nova estratégia para a TAP que irá, tirando partido de todos estes problemas, levar a empresa para outro nível. Com esta nova estratégia, o Céu já não é o limite.

Para começar será feito um Rebranding da TAP para um nome que não tenha uma imagem tão negativa por parte do mercado. Em lugar de se criar uma nova marca, a TAP poderá criar uma parceria com a Malaysia Airlines para usar a sua marca já que os passageiros preferem voar com a empresa asiática por esta ser mais segura e fiável que a companhia portuguesa. Outra hipótese será adoptar a estratégia do BES, agora chamado de Novo Banco. Para isso poderiam ser criadas duas novas empresa, a Nova TAP e a Velha TAP, passando para a Velha TAP os voos cancelados, as greves, as avarias, os voos atrasados e as dívidas. A Velha TAP não necessitaria sequer de aviões. Na Nova TAP ficariam os aviões, os lucros e os voos que não são cancelados e os que chegam a horas.

De seguida e aproveitando que a maioria dos aviões da TAP conseguem perder peças durante os voos e tendo em conta que nenhuma outra companhia aérea pretende voar por rotas que sobrevoem territórios em conflito, como o caso da Faixa de Gaza e a fronteira da Ucrânia com a Rússia, a segunda grande mudança será a introdução de rotas de voos que sobrevoem estas regiões em conflito. Os voos serão rentabilizados pelo normal transporte de passageiros mas também serão rentabilizados através da disponibilização de um novo serviço de bombardeamento nestas zonas que poderão ser adquiridos pelos envolvidos nos vários conflitos. Os custos para a TAP com este novo serviço de bombardeamento serão muito mais baixos quando comparados com um habitual avião bombardeiro já que os aviões da TAP não precisam de bombas, mísseis nem balas para atingir os alvos. Irão utilizar como material bélico as várias peças que os aviões vão perdendo durante os voos. Para além disso, sempre que cai uma peça, o avião fica muito mais leve e por isso a TAP irá poupar também em combustível.

Os problemas dos atrasos nos voos da TAP serão resolvidos com a introdução de voos mistério. Os passageiros compram os bilhetes sem saberem quais os destinos dos seus voos e dessa forma também não poderão saber qual a hora prevista das chegadas ao destino. Outra forma de resolver este problema será através da instalação de relógios de parede nos aviões da TAP que estarão sempre atrasados para que desta forma os passageiros não se apercebam dos atrasos dos voos.

O problema da falta de aviões poderá ser resolvido de duas formas com esta nova estratégia da TAP. Em primeiro lugar poderão ser adquiridos aviões de Papel, que são mais fáceis de construir e demoram menos tempo a ser entregues, e são também mais leves pelo que permitirão uma maior poupança no combustível. Com estes aviões, a TAP terá de novo um “papel” um importante no transporte aéreo de passageiros. Em segundo lugar serão reduzidos os ordenados dos pilotos para que os mesmos reclamem ainda mais através de greves. Desta forma quanto mais greves dos pilos existirem, menor o número de aviões necessários para a TAP. Se os pilotos estiverem sempre em greve, a TAP poderá devolver todos os aviões alugados e poderá ainda vender os aviões próprios, aumentando os lucros.

A TAP irá ainda introduzir um serviço de voos digitais que permitirá que os seus passageiros visitem qualquer destino no Mundo sem saírem de casa. Os passageiros decidem para onde e quando querem ir e podem fazê-lo na comodidade do seu sofá. Bastará que as pessoas tenham um PC ou Smartphone com ligação à Internet, adquiram um bilhete, abram o Google Maps e escolham o destino pretendido. Este serviço será completamente diferenciado daqueles serviços tradicionais oferecidos pela concorrência já que a TAP não precisa de rotas fixas, nem de horários, nem de aviões, nem sequer necessita de funcionários, apenas necessita de um portal de venda online de bilhetes e mais nada. Os passageiros tem muitas vantagens já que não precisam de perder tempo com check-ins e embarques, nem sequer precisam de transportar malas.

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