segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pulseira do Equilíbrio



Eu bem tentei evitar abordar este assunto e estava a conseguir aguentar bem, mas a SIC passou já 2 ou 3 peças no telejornal sobre as Pulseiras do Equilíbrio, entre ontem e hoje, que funcionaram como gotas de água que fizeram transbordar o copo.

Bem, para quem não sabe, existem à venda umas pulseiras que supostamente equilibram as pessoas que as usam, entre outras supostas vantagens. Isto significa que as pulseiras são ideais para aquelas pessoas que sofrem de desequilíbrios, sejam eles mentais, físicos ou ambos.

Uma das explicações que existem para esta pulseira é a seguinte:
“A pulseira POWER BALANCE contém embutidos dois hologramas quânticos de Mylar programados com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”

Esta explicação é extremamente elucidativa uma vez que ao usarem termos fora do contexto e que a maioria das pessoas não conhecem, como os “Hologramas” e “Quânticos”, aliados a uma palavra inventada como “Mylar”, oferecem aquele sentimento de I&D e Científico que asseguram que estas pulseiras são uma farsa. Se tivessem escolhido outra qualquer explicação não científica como esta, servia na mesma, como estas que eu acabei de inventar:

  1. “A pulseira POWER BALANCE contém embutidos dois Transistores Bipolares de Krypton programados com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”
  2. “A pulseira POWER BALANCE contém embutidas duas placas de Roofmate SL de Narnia programadas com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”
  3. “A pulseira POWER BALANCE contém embutidos dois Flavonóides Venotónicos de Cryo-Menthol programados com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”
  4. “A pulseira POWER BALANCE contém embutidos dois pedaços de Borracha de Câmara-de-ar Michelin programados com frequências que interagem naturalmente com o campo electromagnético do corpo humano… Os benefícios são… a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.”

Apesar de serem uma farsa, estas pulseiras acabam por provocar um bem-estar generalizado aos vendedores das mesmas, provocado pelo dinheiro gasto pelos consumidores mais influenciáveis por estas coisas. Os preços destas pulseiras podem variar entre 0 (para quem não as compra) e 50 euros (para aqueles que as compram).

As pulseiras começaram a ser moda logo que a empresa que as inventou pagou a desportistas de elite e também ao Cristiano Ronaldo para as usarem e desta forma potenciarem as vendas. Provavelmente, até funcionaram ao contrário com o Cristiano Ronaldo, uma vez que a suas qualidades como jogador têm diminuído desde que começou a utilizar esta coisa.

Estive a meditar um pouco sobre este assunto e se estas pulseiras funcionassem mesmo, tenho outras aplicações para as mesmas:

Anti-sismos:
A pulseira Power Balance pode ser utilizada nos edifícios para os protegerem contras os sismos. Se colocarem uma pulseira Power Balance gigante envolvendo o prédio, mesmo que os sismos sejam muito fortes, o prédio irá manter o equilíbrio, evitando o desmoronamento e as perdas de vidas e de bens. Vejam como se poderia aplicar maior resistência ao maior arranha-céus do mundo, a torre Burj Khalifa:



Segurança automóvel:
A pulseira Power Balance podia também ser aplicada na indústria automóvel, melhorando algumas viaturas que, devido à falta de cuidados na sua construção, tenham sido descurados os parâmetros de segurança e de estabilidade. Estou-me a lembrar que se o primeiro modelo da Mercedes Classe A tivesse embutida uma pulseira destas, não capotava tão facilmente:



Dinheiro:
Aqueles que fiquem com pouco dinheiro depois de adquirirem uma pulseira Power Balance, poderão utilizar a pulseira para repor o equilíbrio nas suas contas bancárias (saldo em inglês é "Balance"), bastando para isso aproximar a pulseira ao chip ou à banda magnética do cartão multibanco ou de crédito correspondente à conta com pouco dinheiro:

domingo, 8 de agosto de 2010

Volta a Portugal



A 72ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta já começou e hoje foi a prova mais difícil, aquela que coloca frente-a-frente os ciclistas e a serra da Senhora da Graça. Eu não costumo acompanhar muito este desporto, mas hoje, e como estava a desesperar a olhar para os outros canais, decidi ver a chegada à meta que passou na RTP1. Enquanto observava os ciclistas em sofrimento depois de terem percorrido mais de 170km, durante quase 5 horas a pedalar, reparei naquelas “pessoas” que correm atrás dos ciclistas e lhes atiram água fria para a cabeça e para as costas com garrafas, garrafões e até baldes (como vi hoje). Eu escrevi pessoas entre aspas porque normalmente são os cães que têm este tipo de atitudes de andar a correr atrás de bicicletas (peço desculpa a todos os cães que estejam a ler o blog e que tenham ficado de alguma forma ofendidos com esta comparação).



Eu acredito que os corredores estejam com a temperatura corporal bastante alta devido ao esforço da prova e devido ao Sol, mas não me lembro de ver nenhum corredor em chamas para irem estes anormais apagarem um incêndio. Para além de os incomodarem com o choque térmico provocado pela água gelada, ainda obrigam os corredores a desviarem-se e a perderem as poucas forças que ainda lhes restam, e o pior de tudo, ainda arriscam a integridade física dos ciclistas.

Para tentar reduzir este flagelo para o ciclismo, decidi fazer alguma investigação e encontrei algumas soluções que os corredores poderão usar nas próximas provas para afastarem estes indivíduos enquanto pedalam ou para minimizarem os efeitos do lançamento de água:

Capota amovível:
Os ciclistas podem acoplar nas suas bicicletas de competição esta capota desmontável que será capaz de os proteger contra o público que atira água durante as provas.








Capota permanente:
Se a água é um problema em todas as etapas de todas as provas, os ciclistas poderão optar por uma bicicleta um pouco menos aerodinâmica mas com capota anti-chuva permanente:



Fatos à prova de água:
Se não for possível aos ciclistas a troca de bicicleta, poderão optar por um dos fatos anti-chuva que encontrei:





Bicicletas de Bombeiro:
Se pretenderem afastar este tipo de “pessoas”, os ciclistas poderão optar por usarem bicicletas munidas com mangueiras e extintores para responderem na mesma moeda, atirando com água contra estas "pessoas", tal como costuma acontecer nas manifestações não pacíficas. Estas bicicletas permitem ainda aos ciclistas auxiliarem os bombeiros no combate aos incêndios:







A todos o que alguma vez atiraram água aos ciclistas, deixo aqui uma recomendação: "Vão dar uma volta e não voltem!"

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Saiu no OMO



Já ouviram a expressão “Saiu no OMO”? Esta velhinha expressão é normalmente utilizada quando vemos uma pessoa que não sabe conduzir e supomos que a Carta de Condução lhe tenha saído como brinde, neste caso, no OMO. Pois bem, no Brasil, a empresa de Marketing e Comunicação “Bullet” decidiu levar esta expressão para outro nível com uma campanha para a Unilever Brasil. Equiparam 50 caixas de OMO com dispositivos de localização GPS que serão capazes de enviar as coordenadas GPS dos compradores. Esta informação é enviada para as várias equipas que foram contratadas e a que estiver mais próxima seguirá o comprador até casa para lhe oferecer uma câmara de filmar portátil. Tendo em conta o tipo de bairros que existem no Brasil, proponho que sejam instalados também estes aparelhos de localização nos funcionários da Bullet para o caso de desaparecerem misteriosamente. Se os compradores das caixas premiadas não abrirem a porta ao pessoal da Bullet, o dispositivo dentro da caixa será capaz de receber instruções por SMS para começar a apitar. Já estou a ver as brigadas de minas e armadilhas a rebentarem caixas de OMO um pouco por todo o território Brasileiro.

Esta Promoção chama-se “Experimente Algo Novo” e faz parte da campanha de lançamento do produto “OMO Multiação Partículas de Extra-Limpeza”. Vejam o vídeo do conceito:



Volto a frisar que será necessário ter em conta o tipo de bairros que por lá existem, para não terem de alterar o nome do produto para:
  • “OMO Mutilação de Pessoas”
  • “OMO Extra-limpeza das carteiras”
  • “HOMO SEXUAL”